quinta-feira , 2 outubro 2014
Últimos posts
Você está aqui: Capa > Corpo e Saude > Sinusite Tem Cura ?

Sinusite Tem Cura ?

A sinusite é um problema que afeta milhões de brasileiros e pessoas por todo o mundo, e pode ter diversas causas e origens, mas que sempre causam um desconfortou acrescido de diversos sintomas indesejáveis. A sinusite por definição é a inflamação dos seios nasais da face, mas os seus sintomas e a forma com que ela afetas as pessoas depende muito de como ela foi contraída ou desenvolvida. Os hospitais e clínicas do Brasil e do mundo estão cheios de pessoas com crises de sinusite aguda, pessoas que sofrem com as consequências dessa doença respiratória tão comum quanto incômoda.

Características principais da sinusite

A inflamação das vias aéreas superiores já pode ser considerada uma ocorrência comum, e no inverno acaba sendo praticamente corriqueiro para os profissionais de saúde. Essa infecção possui muitas causas, e várias delas estão associadas a problemas respiratórios secundários que ocorrem no inverno, como resfriados, gripes e outras inflamações. A inflamação dos seios paranasais, que caracterizam a sinusite, está quase sempre associada a um processo infeccioso, que pode envolver micro-organismos nocivos como fungos, vírus ou bactérias, ou pode também estar relacionada com reações alérgicas de diferentes origens e graus, desde poeira até poluentes externos do ar da cidade. A sinusite é realmente mais comum em regiões mais frias e altas, onde o ar é mais seco e em determinadas estações bem mais frios. A temperatura do ar facilita a ocorrência dos problemas que iniciam ou agravam o problema, e o ar seco aumenta significativamente as reações alérgicas em quase todos os casos.

sinusite-tem-cura

Causas

As causas diretas da sinusite estão relacionadas ao bloqueio da passagem de ar, geralmente pelo acúmulo de muco na região dos seios da face, o que pode ocasionar ou facilitar muito o acúmulo de germes, bactérias e fungos naquela região. Isso pode ocorrer pelo mal funcionamento dos cílios dos seios nasais, que deveriam ajudar o muco a sair daquela região, mas que por alguma outra doença não estão cumprindo a sua função. Algumas doenças ou alergias típicas de inverno também aumentam a produção de muco significativamente, o que gera a dificuldade de respiração e proliferação de micro-organismos da mesma forma. Ou o agravamento ou geração da sinusite pode ocorrer também por problemas como desvio de septo, que pode sequencialmente bloquear a abertura dos seios nasais. A classificação patológica da sinusite a divide em sinusite infecciosa, alérgica ou traumática.

Sintomas

Os sintomas da sinusite são praticamente os mesmo em todos os casos, mas diferem ligeiramente quanto a causa da inflamação. Se a sinusite tiver causa infecciosa, os sintomas mais comuns são a obstrução nasal e a secreção purulenta característica, somada a dores na região dos seios da face e febre. No caso de sinusite alérgica, a coriza é clara e muito comum, persistindo enquanto o problema continuar, somada a tosses e crises de espirros alérgicos. Ainda sim, apresenta a mesma dor nos seios da face e a febre que pode variar de pessoa para pessoa. No caso da sinusite traumática, que pode ser causada por diferenças bruscas de pressão, os sintomas mais comuns são a dor maxilar e a obstrução nasal imediata, que pode ser mais ou menos intensa em cada caso.

Variação do tempo de ocorrência

Uma das classificações mais conhecidas da sinusite está relacionada com o tempo de permanência dos sintomas, o que afetará também o aparecimento de cada um dele e a intensidade com que eles se manifestam. Os tipos básicos são sinusite aguda ou sinusite crônica.

Na sinusite aguda a dor nos seios da face e no maxilar (e muitas vezes áreas adjacentes) é mais forte e frequentemente ocasiona dores de cabeça, sendo essas dores pontadas, sensação de pressão ou peso na cabeça.  Há grande obstrução nasal e a respiração é muito prejudicada, e sintomas como a febre, o cansaço e a falta de apetite estão quase sempre presentes.

Já na sinusite crônica a intensidade da maioria dos sintomas pode variar, e muitas vezes as dores agudas e a febre podem não aparecer. Na sinusite crônica a indicação do problema é principalmente a tosse, que aparece em crises constantes no começo ou no final do dia, principalmente. Mas na sinusite crônica os sintomas podem diminuir muito ou mesmo desaparecer durante o dia ou por alguns dias, reaparecendo quando a situação piorar um pouco para o organismo do paciente.

Existe cura? Qual o tratamento?

A  sinusite possui muitos tipos de tratamento, mas a cura definitiva da doença varia quanto a causa e especialmente quanto ao indivíduo.  No caso de sinusites crônicas o uso da terapia clínica oferece resultados em muitos casos, no uso de corticoides tópicos, sistêmicos ou alérgicos, de acordo com o tipo de sinusite a ser tratada e o tempo de verificação dos sintomas. Mas em muitos casos o que pode resolver mesmo é a intervenção cirúrgica, que pode remover em definitivo o fator obstrutivo e melhorando e muito a qualidade de vida do paciente. Existem hoje muitos métodos cirúrgicos mais simples e menos invasivos, que permitem uma cirurgia mais eficaz e menos incômoda para o paciente, incluindo o período pós-cirúrgico.

As recomendações gerais para os indivíduos que sofrem de sinusite, tanto aguda quando crônica, incluem a limpeza da cavidade nasal com soro fisiológico diariamente, a ingestão de água em abundância, a umidificação artificial do ambiente, o uso de anti-inflamatórios, antialérgicos, antibióticos  e antitérmicos, de acordo com o tipo de sinusite, uso de xaropes e a realização de exercícios físicos leves e diários, que melhoram muito a ocorrência dos sintomas e fazem o indivíduo se sentir melhor sempre. Lembrando que no caso dos medicamentos aqui relacionados, esses devem ser adquiridos e administrados somente sob supervisão e receita médica.

Scroll To Top

Bookmaker bet365 Bonus review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365.de review by ArtBetting.de

Bookmaker English BET365 review by ArtBetting.co.uk

Premium templates by www.bigtheme.net free download.