sábado , 1 novembro 2014
Últimos posts
Você está aqui: Capa > Esporte > Tênis de Mesa – Regras do jogo e História

Tênis de Mesa – Regras do jogo e História

Como todos sabem o Tênis de Mesa é um esporte muito popular e que teve surgimento no Reino Unido, na Inglaterra durante a segunda metade do século XIX. O Tênis de Mesa chegou ao Brasil na primeira década do século XX, e foi trazido por turistas ingleses. É considerado um dos esportes mais populares do mundo.

Regras do jogo e História  - Tênis de Mesa

Atualmente o Tênis de Mesa é um dos esportes mais populares do mundo em relação ao numero de jogadores que praticam o esporte, O Tênis de Mesa também é conhecido por ser o esporte com o tipo de bola mais rápida do mundo, sendo o esporte de raquete que mais produz efeito (de rotação) na bola.

História

Se você esta produzindo um trabalho escolar e precisar saber de tudo sobre o Tênis de Mesa você esta no lugar certo, aqui você vai saber um pouco sobre a história deste esporte que também é conhecido como “pingue-pongue”.

Poucos sabem, mas o Tênis de Mesa teve surgimento como uma imitação do tênis de campo em um ambiente fechado, o futebol. Antigamente as raquetes usadas eram feitas em sua maioria de madeira que produzia bastante barulho, assim surgiu o nome ‘ping pong’. A partir esse nome foi largamente usado até que uma empresa, a inglesa J. Jaques fez o registro da marca no ano de 1901 e foi ai então que os outros fabricantes da raquetes passaram a usar o termo ‘tênis de mesa’.

Uma das grandes inovações do tênis de mesa veio com o James Gibb, um inglês apaixonado pelo esporte, que fez a descoberta de umas bolas de celulóide em uma viagem que fez até os Estados Unidos no ano de 1901 e achou que seriam perfeitas para serem usadas no Tênis de Mesa. Logo em a seguir, no ano de 1903, Goode fez a invenção ou melhor uma versão moderna da raquete, que possuía uma borracha colada sobre a madeira.

Foi só então no ano de 1921, que foi criada a Associação de Tênis de Mesa e, logo em a seguir, a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) no ano 1926. No ano de 1927 Londres sediou o primeiro Mundial em dedicado ao esporte. Mas foi então só em 1988, em Seul que o Tênis de Mesa se tornou Olímpico.

As regras do Tênis de Mesa

Depois de falarmos um pouco sobre o que é o Tênis de Mesa, a história do esporte e como ele se tornou tão popular como é hoje em dia, vamos falar um pouco sobre o esporte em específico, você conhece as regras do Tênis de Mesa ? Veja abaixo todas elas…

Regras do Tênis de Mesa - Ping pong

O jogo – Tênis de Mesa

Os torneios Brasileiros normalmente são disputados em melhor de 5 sets, e os torneios internacionais em melhor de 7 sets, isso significa que o jogador ou a dupla que vencer, consequentemente, 3 ou 4 sets vencem a partida. Para se ganhar/vencer um set, o jogador ou a dupla que estiver em jogo precisa somar 11 pontos ou, em caso de empatar o jogo em 10 pontos, somar dois pontos de vantagem em relação ao seu oponente.

Deve se realizar a partida com um saque de um dos competidores, conforme a ordem de saque escolhida pelo jogador que venceu  o sorteio para tal fim. Cada jogador tem o direito de sacar duas vezes consecutivas independente da pontuação que obtiver. Quando se jogado em duplas, a ordem de saque é alternada entre as duplas e entre os jogadores de modo que cada um dos quatro jogadores saque, seqüencialmente, duas vezes.

O saque

As regras quanto ao saque podem ser mostradas de uma forma melhor, enumeramos os itens que devem ser cumpridos durante o saque, confira!

  • No momento do saque a bola deve ser lançada para cima (com no mínimo 16cm), da palma da mão livre na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do jogador que saca-la, passar sobre a rede sem esbarrar e toque no campo do oponente/recebedor.
  • O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou numa extensão imaginária da mesma.
  • Cada atleta tem direito a 2 (dois) saques, e deve ser mudada sempre quando a soma dos pontos seja 2 (dois) ou seus múltiplos. Como por exemplo: 2 a 2 = 4 = 6 a 6 = 12
  • Com o placar 10-10, a seqüência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada atleta deve produzir somente um saque até o final do jogo.
  • O direito de sacar ou receber primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio (ficha com duas cores), sendo que o atleta que começou a sacar no 1º set começará recebendo no 2º set e assim em diante.
  • O  jogador que sacar deverá sacar e retirar o braço da mão livre da frente da bola de modo que nada esteja entre o adversário e a não ser a rede e suportes.

Área de jogo

Em jogos de Tênis de Mesa oficiais, a área de jogo deve ter pelo menos  as seguintes medidas: 14 m de comprimento, 7 m de largura e 5 m de altura e ser circundada por separadores de até no máximo 1,5 m de comprimento e até 0,75 m de altura. Vale lembrar que a área de jogo deve e é recomendada que esteja bem iluminada artificialmente (em ginásios sem focos de luz) e não tenha no chão, nas paredes ou no teto coberturas ou objetos que possam atrapalhar a visão dos jogadores como objetos brilhantes.

O Sistema de aceleração – Curiosidade

Sobre esta regra no mínimo curiosa podemos falar o seguinte, o sistema de aceleração é uma regra do Tênis de Mesa que foi implantada com o objetivo de proibir anti-desportividades durante as partidas de Tênis de Mesa como a falta de competitividade, na qual o jogador e adversário trocam bolas sem o objetivo de vencer o ponto. Com isto, sua execução em jogos é bastante rara e por isto é pouco usada e confusa.

Esta regra do sistema de aceleração prevê que, se nenhum dos competidores alcançaram o número de 9 pontos num set após pelo menos 10 minutos jogados ou a pedido de um dos competidores, um dos árbitros iniciará a contagem dos golpes de cada atleta.  Se o recebedor ou dupla recebedora fizer 13 retornos bons a cada saque, o recebedor deverá ganhar o ponto disputado.

A Mesa

Sobre a mesa do jogo não existem mistérios, mas vamos lá, a mesa deste esporte deve ser retangular e as  suas dimensões devem ser as seguintes: 2,74 m de comprimento; 1,525 m de largura e 0,76 m de altura do piso.

A superfície da mesa onde será realizado o jogo pode ser de feita qualquer material desde que este produza na bola um quique uniforme em torno de 23 cm quando for lançada de uma altura de 30 cm da mesma. A cor do material da mesa de ping pong deve ser escura e fosca contendo linhas brancas de 2 cm de largura ao longo das extremidades laterais e das linhas de fundo da mesa. A superfície  ainda deve ter uma linha central de largura de 3 mm que divide cada lado da mesa em duas partes a fim de ser utilizada em jogos de duplas.

Tênis de Mesa

A Rede

Neste esporte a rede é o conjunto do pano da rede, da suspensão e dos ‘postes’ incluindo os ferros que fixam a rede na mesa. Vale lembrar que a rede da mesa do Tênis de Mesa deve ter a altura de 15,25 cm e deve se prolongar 15,25 cm para fora de cada lado da mesa de ping pong.

Bola

A bola usada nas competições de ping pong deve ser feita de celuloide ou plástico similar e ter diâmetro de 40 mm. Seu peso ideal é 2,74 g e sua cor deve ser branca ou laranja fosca.

Antes do ano 2000, as bolas utilizadas nas partidas de Tênis de Mesa tinham o diâmetro de 38 mm, o que lhes conferia mais velocidade em relação às bolas usadas atualmente se ambas forem submetidas a condições idênticas para comparação. Desde os Jogos Olímpicos de Sidney no ano de 2000, a bola utilizada durante as competições de tênis de mesa passou a ter o diâmetro de 40 mm.

A raquete

A raquete que é usada nas competições de tênis de mesa pode ser de qualquer tamanho, forma ou peso,9 porém a lâmina deve ser plana e rígida. Além disso, pelo menos 85% do material da raquete em relação à espessura deve ser de madeira natural.

O lado da raquete utilizado para bater na bola deve ser coberto por uma borracha com pinos para fora tendo uma espessura máxima de 2 mm ou uma borracha “sanduíche” com pinos para dentro ou para fora tendo uma espessura máxima de 4 mm.

As raquetes devem ter pelo menos um material de cobertura que não deve se estender além dos limites da lâmina da raquete, bem como não deve ser curto a ponto de permitir que a bola bata diretamente na madeira da raquete.

O material de cobertura obrigatoriamente deve ser de cor fosca sendo vermelho-vivo de um lado e preto do outro. Mesmo sendo um dos lados não possua cobertura, essas cores devem ser aplicadas uma em cada lado da raquete.10

As raquetes de cada um dos jogadores devem ser verificadas pelos àrbitros e pelo jogador adversário antes do início de uma partida. Iniciada a partida do Tênis de Mesa a raquete não deve ser trocada sem o consentimento do árbitro e do adversário.

As Empunhaduras

A Empunhadura clássica é comum a raquete é empunhada da forma que se parece com um aperto de mãos, onde o dedo indicador repousa sobre uma das borrachas. A Empunhadura clássica tem como ponto forte a potencia ao dar o golpe de bachand e a facilidade no aprendizado de principiantes. Podemos citar como pontos fracos a dificultando no ponto de troca entre forehand e backhand.

Quando o jogador usa a empunhadura caneta o jogador segura a raquete de forma que se pareça com a pegada de uma caneta ao escrever. Jogadores caneteiros utilizam apenas um dos lados da raquete com borracha para golpear a bola. Este método tem como pontos a velocidade e força do forehand. Como ponto negativo, a necessidade de um excelente footwork, por utilizar com mais ênfase o forehand.

A empunhadura classineta é uma evolução variada da empunhadura caneteira na qual o atleta segura a raquete de forma similar aos caneteiros, porém com certa liberdade no manuseio, dando também a vantagem de usar a parte de trás da raquete para fazer o backhand. Assim podemos completar as regras de empunhaduras no Tênis de Mesa

Espero que estas informações sobre as regras do Tênis de Mesa, mas se não fomos claros e objetivos recomendo que assista este vídeo abaixo com mais informações.

http://www.youtube.com/watch?v=wJt6kD0D9Go

Scroll To Top

Bookmaker bet365 Bonus review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365.de review by ArtBetting.de

Bookmaker English BET365 review by ArtBetting.co.uk

Premium templates by www.bigtheme.net free download.